ALM - Asset Liability Management

O que é ALM – Asset Liability Management?

ALM (Gestão de Ativos e Passivos) é um processo complementar ao planejamento estratégico na medida em que gerencia riscos que surgem pelo descasamento de fluxos de caixa de ativos e passivos.

Quais os principais riscos analisados?

Diversas classes de risco impactam sobre os fluxos de caixa ativos e passivos como, por exemplo, Liquidez, Taxa de Juros, Câmbio, Crédito e Legislação. Além destes, são consideradas, também, restrições como normas de Compliance, Governança e Comitê da Basileia.

Como é feita a aplicação?

O instrumento básico para implementação e gerenciamento do processo é o software MatLab através do qual é desenvolvido código específico para a organização em foco, considerando-se a projeção dos fluxos de caixa ativos e passivos, seus riscos inerentes e restrições.

Onde pode ser aplicado?

Fundos de Pensão: compatibilização dos fluxos de caixa do passivo estocástico com os ativos do fundo, com a otimização da rentabilidade destes ativos.

Instituições Financeiras: análise de situações envolvendo incompatibilidade na duração dos fluxos de captação e empréstimo. Em diversas instituições a captação é feita em prazo curto ao passo que empréstimos são concedidos no longo prazo (financiamento de bens duráveis).

Seguradoras: otimização das aplicações financeiras para que a seguradora consiga satisfazer às exigências de seu passivo estocástico.

Empresas Não-Financeiras: avaliação da suficiência de capital para a empresa atingir seus objetivos, alavancagem financeira e a gestão deste risco e o monitoramento do retorno para o acionista.

Etapas do ALM

Objetivando a implementação plena do Gerenciamento de Ativos e Passivos, as seguintes etapas são realizadas:

Top